sábado, 22 de dezembro de 2012

Video

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Concurso do Magistério do Estado do Paraná

A Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná, divulgou hoje no portal Dia a Dia que o tão esperado edital do concurso para o magistério será publicado na primeira quinzena de Novembro ... saiba mais 

A pedidos de alguns amigos e colegas, vou disponibilizar textos que ajudarão aqueles que querem se preparar para as provas deste concurso. Não é um grande compêndio mais pode colaborar muito com aqueles que ainda não sabem por onde começar seus estudos. A maioria dos links são textos do meu computador que podem ser baixados.


  • Exemplo de prova do último concurso do magistério 2007 clique aqui
  • LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei 9394/96, esta edição é a comentada clique aqui
  • ECA Estatuto da Criança e  do Adolescente Lei 8069/90 clique aqui
  • lei 10369/03 História e Cultura afro-brasileira e Africana clique aqui
  • Sugiro a Leitura ou pelo menos um resumo do livro Histórias das Ideias Pedagógicas do Brasil, Dermeval Saviani. No link tem apenas um resumo para se ter uma ideia clique aqui
  • Escola e Democracia Dermeval Saviani clique aqui
  • Sobre o Projeto Político Pedagógico do portal da própria SEED PPP
  • Caderno de apoio para elaboração do Regimento Escolar da própria SEED, é bom conhecer clique aqui
  • Alguns textos auxiliares: 
Intencionalidade Palavra chave na avaliação 


Além desses itens acho importante uma boa visão das modalidades de ensino e da Estrutura da Educação brasileira.

Em breve colocarei textos sobre a disciplina de Matemática.
Espero ter contribuído

Aquele abraço

sábado, 27 de outubro de 2012

Mostra Cultural e Científica do Colégio Unidade Polo

Na última sexta-feira (26/10) um grande evento envolveu toda a comunidade escolar do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto de Paranavaí (Unidade Polo), foi a primeira Mostra Cultural e Científica. Digo primeira por ser a primeira vez que foram apresentados trabalhos artísticos e culturais junto com trabalhos científicos das diversas áreas do conhecimento, ou seja, não tratava-se apenas de uma feira de ciências.
A mostra ocorreu durante todo o dia e além do grande número de visitantes da comunidade escolar do Colégio, foi também prestigiada por outros colégios de Paranavaí que trouxeram seu alunos para visitar a mostra. 
O objeto maior de promover a socialização do conhecimento foi sem dúvida alcançado. Em muitos trabalhos era possível encontrar alunos se esforçando em pesquisar, aprender, criar e apresentar seus trabalhos e desta forma demonstrando na apresentação, intimidade com o assunto que estava envolvido no seu trabalho. Isso faz-nos refletir que ainda vale a pena o nosso exaustivo trabalho do dia a dia escolar.
Estava representada, também, as grandes parcerias que o Colégio mantem, por meios dos cursos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal com seus professores e alunos apresentado trabalhos interessantes relacionados às estas áreas, como também a parceria com a UNESPAR/FAFIPA, por meio dos PIBIDs (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) que expuseram trabalhos referentes ao andamentos deste projeto no Colégio.
Quem infelizmente não pode participar perdeu a oportunidade de se enriquecer com os temas desenvolvidos no trabalhos da Mostra.

Aquele abraço.

Veja algumas fotos








































terça-feira, 24 de julho de 2012

Eleições 2012 - Paranavaí - Primeiras questões

Não sou político, daqueles que se candidatam, sobem em palanques, pleiteiam cargos mas, daqueles que se interessam, se posicionam, debatem (ideias), questionam e levantam proposições. Acredito que estes tempos de campanha são muito bons para levantarmos questionamentos que outrora saem do foco das discussões. 
Como também acredito que são as boas perguntas que movem o mundo, aproveito para deixar as primeiras remanescentes neste início de campanha:
1- Porque cidades menores circunvizinhas a Paranavaí e cidades de outras regiões do Estado, possuem Hospital Municipal e Paranavaí não???
2- Porque tanto asfalto ruim (tipo estiagem) em vários bairros de Paranavaí e outras ruas com mais buracos que poste de luz???
3- Porque esta emperrada a vinda do tratamento oncológico para Paranavaí???
Lembrando que boas respostas podem garantir muitos votos.
Estamos atentos
Aquele abraço

terça-feira, 12 de junho de 2012

Fanny Crosby - Maravilhosa Biografia


Cega desde criança, Fanny Crosby tornou-se a maior autora de hinos sacros de toda a História.


A vida da poetisa e compositora Fanny Jane Crosby (1820-1915) é tão impressionante quanto à qualidade e quantidade de seus hinos. Ao todo são quase nove mil hinos que incentivam a mudança de vida de pecadores, encorajam cristãos e inspiram toda a humanidade até os dias de hoje. É difícil ficar passível diante da força das palavras do hino 15 do tradicional Cantor Cristão, cujo título é Exultação: 


"A Deus demos glória, com grande fervor,
Seu Filho bendito por nós todos deu
A graça concede ao mais vil pecador,
abrindo-lhe a porta de entrada no céus
Exultai, exultai, vinde todos louvar
a Jesus, Salvador, a Jesus redentor
a Deus demos gloria, porquanto do céu,
Seu filho bendito, por nós todos deu!"
A beleza e o poder contidos nesses versos surpreendem ainda mais por terem sido escritos por uma mulher que ficou cega com apenas seis semanas de vida. Sua vida foi a prova de que dificuldade alguma pode conter a unção de Deus, nem mesmo tirar o prazer de um dos servos. Em outro de seus mais famosos e belos cânticos, intitulado Segurança, ela escreveu: 
"Vivo feliz, pois sou de Jesus,
e já desfruto o gozo da luz [...]
Canta minha alma, canta ao Senhor,
rende-lhe sempre ardente louvor."
Outra curiosidade na vida da maior autora de hinos da história da musica sacra é o fato de ela ter escrito seu primeiro cântico aos 44 anos.
Infecção nos olhos - Nascida em 24 de março de 1820 no município de Putnam, em Nova Iorque, Fanny tinha pouco mais de um mês de vida quando sofreu uma infecção nos olhos. O clínico geral estava fora da cidade e um outro médico fora chamado para tratar do caso. Receitou cataplasmas de mostarda quente e o efeito foi desastroso: a menina ficaria cega pelo resto da vida. O "médico" teve de fugir da cidade, tamanha a revolta suscitada entre os parentes e vizinhos do bebê.
Aos cinco anos, foi levada pela mãe para consultar o melhor especialista no país, o Dr. Valentine Mott. Uma coleta feita entre os vizinhos pagou a viagem. O pai de Fanny já havia morrido e a situação financeira da família era muito difícil. O sacrifício, infelizmente, foi em vão, já que o médico decretou o caso como incurável. A menina teve então de acostumar-se as dificuldades, ao mesmo tempo em que demonstrava uma habilidade incomum para compor poesias.
Naquela época, a mensagem do Evangelho foi plantada no coração da jovem Fanny, por intermédio de sua avó. Era ela quem passava horas lendo Bíblia para a menina, que demonstrava ter uma memória extraordinária: decorou diversos trechos do Livro de Rute e dos Salmos. Aos 15 anos, ela entrou para o Instituto de Cegos de Nova Iorque, para onde voltaria anos depois para ensinar Inglês e História. Como aluna e professora, Fanny passou 35 anos na mesma escola.
Testemunho de fé - Em 1844, escreveu seu primeiro livro de poemas - "A Menina Cega e Outros Poemas". Uma de suas primeiras participações como compositora aconteceu em um dos cultos de Dwight L. Moody, um dos maiores pregadores da história do Evangelho, que realizava uma conferência na cidade de Northfield, no estado de Massachussetts. Impressionado com o talento de Fanny, Moody pediu que ela contasse o testemunho pessoal de sua fé e de seu relacionamento com Deus. Assustada, Fanny a princípio relutou, mas depois leu a letra de um hino que acabara de escrever: "Eu o chamo de meu poema da alma. Às vezes, quando eu estou preocupada, eu repito isto para mim mesma, e essas palavras trazem conforto ao meu coração, disse ela, antes de recitá-lo." 
O hino, é verdade, não é citado em sua biografia, mas isso, de fato, pouco importa, já que poderia ser qualquer um daquelas centenas de cânticos que embalaram o avivamento americano no século 19, período que ficou conhecido como O Grande Despertamento. Naquela ocasião, os momentos de apelo à conversão eram freqüentemente inspirados por palavras como as do hino Mais perto da Tua cruz, composto por Fanny Crosby, em 1868: 
"Meu Senhor sou Teu
Tua voz ouvi, a chamar-me com amor [...]
mais perto da Tua cruz leva-me, ó Senhor."
Fanny era membro da Igreja Episcopal Metodista, de Nova Iorque. Ela era uma oradora devota e freqüentemente preparava os cultos infantis da igreja.
Casamento - Em 1858, Fanny casou-se com o professor de música e cantor de concerto Alexander Van Alstyne. Nessa época, ela havia deixado o ensino para acompanhá-lo tocando piano e harpa em apresentações públicas. Compôs diversas canções populares nesse período. Na mesma ocasião, a vida trouxe-lhe uma das maiores aflições que uma pessoa pode enfrentar: a perda de um filho. A criança, seu único filho, morrera ainda pequena.
Em 1864, por influência do famoso evangelista, escritor e compositor William Bradbury, que tem dezenas de canções registradas nos hinários e cantores cristãos até hoje, Fanny passou a escrever exclusivamente musicas sacras. Apaixonada por crianças e motivada pela perda irreparável de seu filho, a compositora criou um estilo próprio: "Achei que as crianças também tinham de entender as letras e as melodias teriam de ser simples também." Ela esforçou-se para retratar os temas do céu e o retorno de Cristo com palavras simples.
Ímpeto criativo - O número extraordinário de composições da autora pode ser explicado não só pelo ímpeto criativo de Fanny, mas também pelo fato de ela ter um contrato de trabalho com uma editora, a Biglow & Co., que a obrigava a entregar três composições novas a cada semana. Ela chegou a compor sete canções em apenas um dia. Como de hábito, não iniciava seu trabalho sem antes dedicar horas à oração.
Curiosamente, Fanny não escrevia as letras de seus hinos, por nunca ter dominado o método Braille. Dona de uma memória extraordinária, memorizava-as facilmente. Quando morreu, aos 94 anos, amigos e parentes escreveram na lápide de sua sepultura: Ela fez o máximo que pôde. Sem dúvida, foi uma heroína da fé.

Fonte: Revista Graça, ano 2, n.º 25 – Agosto/2001 (Texto de Marcelo Dutra)

Para quem tiver um bom inglês pode assistir o filme "Fanny Crosby" sem legenda, ou para nós que não temos um inglês tão bom assim, podemos nós contentar com um documentário em espanhol.

terça-feira, 8 de maio de 2012

DIA DAS MÃES - AS MÃES SÃO FLORES

POESIA: AS MÃES SÃO FLORES
Gióia Jr.
São como as flores,
São como as flores, na suavidade, no aroma e cor
No sacrifício da mocidade, na doce benção, no puro amor.
São como as rosas maravilhosas, são como lírios, brancos de paz,
São flores belas de raras cores, são como aroma que satisfaz.
Cores e flores, perfumes, brilhos,
Dão-se inteirinhas de coração.
Vivem na vida dos próprios filhos,
Vivem ternura, vivem perdão.
As mães são flores,
As mães queridas, são margaridas, são girassóis,
Belas estrelas que a terra nutre, ao beijo quente de muitos sóis.
As mães são flores, mas flores murcham, Têm vida curta, sacrificiais
Que vivam muito, pedimos hoje, ao Deus bendito,
Que vivam mais.
As mães são flores, rubras, douradas, iluminadas e muito amadas.
Sonho e afeição. Casa na rocha, que não se abala,
convive e fala, verso e canção.
As mães são flores. Deus as proteja,
Deus cuide delas com muito amor.
As mães são flores. Queridas flores, flores do trono do Salvador.
Jardim é a vida as mães são flores e no seu dia, cantamos nós,
Deus dê a todas este presente:
Que vivam muito, mais do que a gente
Para que nunca fiquemos sós.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cordel sobre o BBB



Antonio Barreto
Cordel que deixou Rede Globo e Pedro Bial indignados


Antonio Barreto nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara/Bahia-Brasil. Professor, poeta e cordelista. Amante da cultura popular, dos livros, da natureza, da poesia e das pessoas que vieram ao Planeta Azul para evoluir espiritualmente. Graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira. Seu terceiro livro de poemas, Flores de Umburana, foi publicado em dezembro de 2006 pelo Selo Letras da Bahia. Vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado aproximadamente 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à Educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisa, além de vários títulos ainda inéditos. Antonio Barreto também compõe músicas na temática regional: toadas, xotes e baiões.
Entre estes, transcrevo ipsis litteris o cordel que segue.


 

BIG BROTHER BRASIL UM PROGRAMA IMBECIL
Autor: Antonio Barreto, Cordelista natural de Santa Bárbara-BA, residente em Salvador.
            
Curtir o Pedro Bial
E sentir tanta alegria
É sinal de que você
O mau-gosto aprecia
Dá valor ao que é banal
É preguiçoso mental
E adora baixaria.
            
Há muito tempo não vejo
Um programa tão 'fuleiro'
Produzido pela Globo
Visando Ibope e dinheiro
Que além de alienar
Vai por certo atrofiar
A mente do brasileiro.
            
Me refiro ao brasileiro
Que está em formação
E precisa evoluir
Através da Educação
Mas se torna um refém
Iletrado, 'zé-ninguém'
Um escravo da ilusão.
            
Em frente à televisão
Longe da realidade
Onde a bobagem fervilha
Não sabendo essa gente
Desprovida e inocente
Desta enorme 'armadilha'.
            
Cuidado, Pedro Bial
Chega de esculhambação
Respeite o trabalhador
Dessa sofrida Nação
Deixe de chamar de heróis
Essas girls e esses boys
Que têm cara de bundão.
    
       
O seu pai e a sua mãe,
Querido Pedro Bial,
São verdadeiros heróis
E merecem nosso aval
Pois tiveram que lutar
Pra manter e te educar
Com esforço especial.
            
Muitos já se sentem mal
Com seu discurso vazio.
Pessoas inteligentes
Se enchem de calafrio
Porque quando você fala
A sua palavra é bala
A ferir o nosso brio.
            
Um país como Brasil
Carente de educação
Precisa de gente grande
Para dar boa lição
Mas você na rede Globo
Faz esse papel de bobo
Enganando a Nação.
            
Respeite, Pedro Bienal
Nosso povo brasileiro
Que acorda de madrugada
E trabalha o dia inteiro
Da muito duro, anda rouco
Paga impostos, ganha pouco:
Povo HERÓI, povo guerreiro.
            
Enquanto a sociedade
Neste momento atual
Se preocupa com a crise
Econômica e social
Você precisa entender
Que queremos aprender
Algo sério - não banal.
            
Esse programa da Globo
Vem nos mostrar sem engano
Que tudo que ali ocorre
Parece um zoológico humano
Onde impera a esperteza
A malandragem, a baixeza:
Um cenário sub-humano.
            
A moral e a inteligência
Não são mais valorizadas.
Os "heróis" protagonizam
Um mundo de palhaçadas
Sem critério e sem ética
Em que vaidade e estética
São muito mais que louvadas.
            
Não se vê força poética
Nem projeto educativo.
Um mar de vulgaridade
Já tornou-se imperativo.
O que se vê realmente
É um programa deprimente
Sem nenhum objetivo.
            
Talvez haja objetivo
"professor", Pedro Bial
O que vocês tão querendo
É injetar o banal
Deseducando o Brasil
Nesse Big Brother vil
De lavagem cerebral.
            
Isso é um desserviço
Mal exemplo à juventude
Que precisa de esperança
 Educação e atitude
Porém a mediocridade
Unida à banalidade
Faz com que ninguém estude.

É grande o constrangimento
De pessoas confinadas
Num espaço luxuoso
Curtindo todas baladas:
Corpos "belos" na piscina
A gastar adrenalina:
Nesse mar de palhaçadas.
            
  Se a intenção da Globo
É de nos "emburrecer"
Deixando o povo demente
Refém do seu poder:
Pois saiba que a exceção
(Amantes da educação)
Vai contestar a valer.
            
A você, Pedro Bial
Um mercador da ilusão
Junto a poderosa Globo
Que conduz nossa Nação
Eu lhe peço esse favor:
Reflita no seu labor
E escute seu coração.
            
E vocês caros irmãos
Que estão nessa cegueira
Não façam mais ligações
Apoiando essa besteira.
Não deem sua grana à Globo
Isso é papel de bobo:
Fujam dessa baboseira.
       
    
E quando chegar ao fim
Desse Big Brother vil
Que em nada contribui
Para o povo varonil
Ninguém vai sentir saudade:
Quem lucra é a sociedade
Do nosso querido Brasil.
            
E saiba, caro leitor
Que nós somos os culpados
Porque sai do nosso bolso
Esses milhões desejados
Que são ligações diárias
Bastante desnecessárias
Pra esses desocupados.
            
A loja do BBB
Vendendo só porcaria
Enganando muita gente
Que logo se contagia
Com tanta futilidade
Um mar de vulgaridade
Que nunca terá valia.
            
Chega de vulgaridade
E apelo sexual.
Não somos só futebol,
baixaria e carnaval.
Queremos Educação
E também evolução
No mundo espiritual.
            
Cadê a cidadania
Dos nossos educadores
Dos alunos, dos políticos
Poetas, trabalhadores?
Seremos sempre enganados
e vamos ficar calados
diante de enganadores
?
            
Barreto termina assim
Alertando ao Bial:
Reveja logo esse equívoco
Reaja à força do mal.
Eleve o seu coração
Tomando uma decisão
Ou então: siga, animal.
            
FIM

quinta-feira, 22 de março de 2012

CAMERATA E LANÇAMENTO DE LIVRO - CASA DA CULTURA PARANAVAÍ


Oboísta e pianista de renome nacional em concerto na Casa da Cultura na sexta
 
Na sexta-feira, dia 23, às 20h30, o oboísta londrinense Marcos Aquino e a pianista paulista Elaine Cristina Lopes Pelegrini serão os destaques do projeto Camerata Paranavaí na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade.
 
Os instrumentistas apresentarão um repertório que inclui “Amazing Grace”, um hino cristão com letra do poeta britânico John Newton e arranjos de Johan van Slageren; “Sonata em Sol Maior Opus 1, Nº6”, do compositor barroco alemão Georg FriederichHandel; “Três Romances”, do pianista germânico Robert Schumann.
 
Tocarão também “Reverie”, do compositor impressionista francês Claude Debussy; “Concerto Grosso Nº 8 em Si Bemol”, de Handel; e “Concerto em Ré Menor”, do compositor italiano Alessandro Marcello, contemporâneo de Antonio Vivaldi.Comentrada gratuita, o evento patrocinado pela Unimed tem o apoio da Fundação Cultural e da primeira-dama Cristina Lorenzetti.

Altair Cirilo lança livro no sábado
No sábado, dia 24, às 20h30, a Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade será cenário do lançamento do livro “Viagens”, uma compilação de poemas do escritorparanavaiense e policial militar Altair Cirilo dos Santos. Com 75 páginas, a obra que segue um rigor formal poético reúne desde sonetos aos poemas concretos.
Graduado em letras e direito, Altair Cirilo, que também é membro da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, começou a publicar seus trabalhos na década de 1990, obtendo um reconhecimento ainda maior em 2003, quando lançou a obra infantil “Passarim Passarão”.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Super Muffato disponibiliza cadeiras de rodas para clientes

O Hipermercado Super Muffato de Paranavaí, sem dúvida trouxe ideias inovadoras à nossa cidade. Quem não se lembra da polêmica sobre o funcionamento aos domingos, que forçou a existência de expediente neste dia da semana, o que em minha opinião é um avanço para uma cidade que quer ser polo no extremo noroeste.
A novidade do Super Muffato que constatei outro dia, diz respeito a uma questão já presente no projeto do da loja em Paranavaí, a acessibilidade e comodidade dos clientes. Como já é possível  constatar na estrutura do estacionamento, gratuito e subterrâneo, o que serve de chamariz aos clientes devido a comodidade. Trata-se da disposição de duas cadeira de rodas para uso dos clientes dentro da loja. o objetivo é facilitar a locomoção dentro da loja de pessoas portadores de deficiências motoras ou pessoas idosas que possuam dificuldades para caminhar. Também demonstra uma preocupação com um público crescente em nossa sociedade que merece nosso respeito e direito aos mesmos minos e confortos dos outros cidadãs. 
Parabéns pela iniciativa Super Muffato, subiu no meu conceito.


Aquele abraço

segunda-feira, 5 de março de 2012

ESTA CONFIRMADA BANDA RESGATE NA 41ª EXPOPARANAVAÍ



Esta garantido pela sociedade rural de Paranavaí o tradicional Show Gospel da ExpoParanavaí. Na última sexta-feira foi confirmada a vinda da Banda Resgate. O show será na Segunda-feita (12/03) e terá entrada franca. A Banda Resgate, que começou nos anos 80 com o Jovem, hoje Bispo, Zé Bruno, é praticamente a precursora do Rock da música Gospel no Brasil, além de manter a mesma formação desde o início. Durante toda sua trajetória, sem abrir mão do autêntico rock'n'roll, mesclou outras tendências em seus trabalhos, como baladas, canções românticas, louvor & adoração, além de estilos alternativos. Com o tempo, conseguiu amadurecer, sem envelhecer.


Aquele abraço

sábado, 3 de março de 2012

Banda Resgate na ExpoParanavaí

Olá Queridos





Informação extra oficial sinaliza que a Sociedade Rural de Paranavaí fechou ontem com a Banda Resgate para o Show Gospel, tradicional na ExpoParanavaí, para o dia 12/03 na Segunda-Feira, com entrada franca. Esta informação ainda não confirmada, não consta no site da Banda porém caso se confirme, será uma grande oportunidade para nossa comunidade se deliciar com o som gostoso e as letras inteligentes das músicas
da Banda.


Aquele Abraço

sábado, 28 de janeiro de 2012

Cacarecos da Marta volume 2: Braziu!

Ana Paula Conceição, 23 anos, se desespera ao ver a casa onde morava ser demolida.
Cacarecos da Marta volume 2: Braziu!: 25/01/2012 - 11h44 Retirada de famílias do Pinheirinho ignorou ação social FOLHA DE SÃO PAULO DOS ENVIADOS A SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DE BR...

A reintegração de posse da favela pinheirinho, em São José dos Campos, ocorreu sem propostas sociais para as miliares de pessoas que moravam no local.






segunda-feira, 16 de janeiro de 2012


Olá Queridos

A Importadora e Distribuidora HERMNES S/A, segunda maior empresa de vendas diretas que atua no nosso país e que festejou um crescimento de 17% em 2011, credenciou uma nova franquia para Paranavaí, com o objetivo de expandir o mercado de vendas diretas e melhor atender as Consultoras Hermes de nossa cidade e região.
A nova Franqueada esta trabalhando em duas frentes: no cadastramento de novas consultoras que ainda não tiveram o privilegio de trabalhar com os catálogos Hermes e aumentar sua RENDA e, reagrupando as consultoras que já trabalham com a Hermes mas não tinham como encaminhar seus pedidos.
A Hermes destaca-se pela incrível variedade de produtos em seus catálogos que aliado a facilidade de cadastro, a não obrigatoriedade de compra de kit de inicio para a nova consultora e a distribuição gratuita dos catálogos, tornam a revenda de produtos Hermes uma atividade descomplicada e rentável para o complemento da renda familiar.

Entre em contato, peça seu catálogo, seja uma consultora, ganhe dinheiro, pontos e muitos prêmios.

Maiores informações:
Janaina Sampaio
(44) 3422-7331
(Claro) 8818-1055
(Tim) 9822-0867
(Vivo) 9137-9236

Aquele abraço
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...